quarta-feira, março 21, 2007

Sinceros e brutos

Ontem dei por mim a pensar na delicada fronteira que separa sinceridade e grosseria.
Ainda estou a pensar no assunto, mas acho que não é uma questão de intenções: podemos ser grosseiros sem pretender magoar ninguém. Se calhar tem a ver com graus, graus de brusquedade e de respeito pelo interlocutor.
Não sei. No meu país dizem que quem te ama te fará chorar. Os bons amigos têm esse direito de falar cru pelo nosso bem.
Talvez... Achamos que é sinceridade quando pedimos um conselho e grosseria quando não queriamos uma opinião dessa pessoa...
Hoje ando com o cérebro pouco ágil.

Etiquetas:

12 Comments:

Anonymous Anónimo olhou e...

Estás longe de estar com o cérebro pouco ágil.

:)

22 março, 2007 10:48  
Blogger silvia olhou e...

Eia, agora até eu fiquei baralhada:S

Beijo:)

22 março, 2007 23:52  
Blogger L.S. Alves olhou e...

A questão é complicada mesmo. Pois envolve o locutor e o ouvinte. E como ambos tem sensibilidades diferentes é impossível desenvolver um padrão que se aplique a todas as pessoas.
.
Obrigado pela sua visita. Falastes em Bukowski. Estou relendo "Notas de um velho safado". Muito bom. Também gostei do teu blog.
A gente se vê pela rede.
Beijos.

23 março, 2007 13:38  
Blogger Etienne olhou e...

Não, não estás com o cérebro pouco ágil, Nin. Urge fazer essa reflexão.. ( hoje estou assim... sério. Até demais..)

Beijos. Bom fim de semana.

23 março, 2007 14:41  
Blogger JLM olhou e...

Entre a verdade e a forma como ela é repassada existe uma linha delimitatória conhecida como tato. Quanto mais tato você tiver, mais fácil é falar verdades, mesmo que duras, aos outros.

Já conheci pessoas que estavam a falar mal de mim, na minha frente, e eu ainda desejava ouvir mais, apreciava cada palavra (e não sou masoquista, hehe). Por outro lado, vi outras que uma simples indireta já me levava a me armar para a guerra.

A verdade não machuca. O que machuca é como ela é transmitida. É como você passar uma bola para outra pessoa: ou você entrega na mão dela ou joga com força na cara dela.

23 março, 2007 17:45  
Blogger silvia olhou e...

As pessoas têm estrelas que não são as mesmas.
Para uns, que viajam,as estrelas são guias.
Para outros, elas não passam de pequenas luzes.
Para outros, os sábios, são problemas.
Para o meu negociante, eram ouro.
Mas todas essas estrelas se calam.

Tu porém terás estrelas como nínguém (...)
quando olhares o céu de noite,
porque habitarei uma delas,
porque numa delas estarei rindo,
então será como se todas as estrelas te rissem!
E tu terás estrelas que sabem rir!

(Antoine de Saint-Exupéry )

Despeço-me de ti com um sorriso:)
Ate um dia... Eu voltarei.

Beijo.

24 março, 2007 13:26  
Blogger Espaços abertos.. olhou e...

Duas palavras completamente distintas,em que uma é mais doseada pela sensiblidade que a outra.
No entanto também da forma como se expressa a mensagem entre o receptor e o emissor.
Para mim tenho em linha de conta a sinceridade como um dom divinal.

Bom fim de semana

Beijinhos Zita

24 março, 2007 21:54  
Blogger alfabeta olhou e...

O verdadeiro amigo não é aquele que concorda contudo o que dizes ou fazes,mas sim aquele que te chama a atenção mesmo bruscamente quando fazes ou dizes algo mal.
Obrigado pela visita, vou voltar.

24 março, 2007 22:37  
Blogger alfabeta olhou e...

posso jurar que tinha deixado aqui um comentário.

25 março, 2007 14:58  
Blogger Nin olhou e...

Alfabeta: culpa minha, demorei para entrar na internet e aprovar teu comentário... Desculpa! :) Acho que estás certa no que dizes.
Zita, obrigada pela visita. Também acho a sinceridade um presente, embora cada vez seja menos comum.
Senhor Jefferson... És um bocadito masoquista, sim :P
L.S. Alves: Bukowski forever!!!!
Sílvia: Tás indo para onde¿
Teixeira: obrigada por teres cá vindo... É uma honra!!
Voyeur: ver-te sério me surpreende... Mas é bom!!

25 março, 2007 16:27  
Blogger Moura ao Luar olhou e...

É o ruido na comunicação...

26 março, 2007 00:20  
Blogger Phil's Studio olhou e...

Eu acho que a grosseria depende em grande parte da intenção do emissor.
Podes fazer chorar (mesmo quem amas) sem seres grosseira.
por vezes a brutalidade é necessária, mas a grosseria não.

26 março, 2007 13:45  

Enviar um comentário

<< Home